Estimulação Precoce é um programa terapêutico e educacional destinado a crianças de 0 a 05 anos e 11 meses e 29 dias que possuem atrasos globais no desenvolvimento e/ou crianças de alto risco, necessitando de atenção especial para melhorar o seu desenvolvimento. A estimulação precoce tem como objetivo primordial, criar condições facilitadoras para ajudar no desenvolvimento de uma criança, evitando ou minimizando os distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor. Assim, a falta dela acarreta o desenvolvimento tardio de funções importantes como a fala, locomoção, capacidade cognitiva, ou até mesmo a não aquisição delas.
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No momento em que a criança acompanhada da família chega à APAE, é realizada a triagem e avaliação onde são identificadas as suas dificuldades, potencialidades e as áreas comprometidas do desenvolvimento, dando início ao tratamento pela equipe multidisciplinar, composta por Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psiquiatra, Pedagogo, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional. A intervenção multidisciplinar é necessária quando a criança não está acompanhando o desenvolvimento adequado para a sua faixa etária.
A equipe da APAE de Canelinha considera importante a intervenção precoce, de modo a favorecer o desenvolvimento global da criança. O contexto familiar em que a criança está inserida, e o seu potencial de desenvolvimento. “Estimular não é “bombardear” a criança para que ela faça alguma coisa. Estimular é oferecer situações, pessoas, objetos, que tenham um significado para a criança, despertando desta forma seu desejo para agir sobre os estímulos que lhe foram oferecidos.
É importante acompanhar o crescimento e o desenvolvimento adequado do seu bebê, desde o seu nascimento podemos perceber os sinais que indicam o desenvolvimento saudável:
1º mês: | Segue luz com os olhos, presta atenção e deixa de chorar quando algo ou alguém se aproxima, comunica-se através do choro. |
2º mês | Segue com os olhos os estímulos, brinca com as mãos, começa a sustentar a cabeça. |
3º mês | Leva as mãos e objetos à boca, olha para as mãos, alcança objetos, emite sons, balança o chocalho involuntariamente, sorri em resposta a outro sorriso e comunica-se através do sorriso. |
4º mês | Deitado vira a cabeça em qualquer direção e levanta- -se apoiando nos cotovelos, início do rolar, aproxima-se dos objetos apalpando-os, passa objetos de uma mão para outra, risadas altas, começa a orientar-se no espaço. |
5º mês: | Pega objetos ao seu alcance, leva os pés à boca, senta-se com apoio, grande evolução nos movimentos aumentando a exploração do seu mundo, interesse por brinquedos coloridos, evolução na linguagem – grande variedade de vogais (Ah… Eh… Ih… Uh…), chora ao ficar sozinho. |
6º mês | Começa a sentar sem apoio, começa a organizar seu corpo no espaço, vocaliza algumas vogais e consoantes (Bu… Ga… Gu… Ma… Pa…), alimentação sólida e com colher, começa a manifestar desagrado. |
7º mês | Levanta os braços para sinalizar que quer levantar-se, senta sozinho, inicia o engatinhar, fica em pé com auxilio, bate um objeto no outro, arremessa objetos, diverte-se com a própria imagem no espelho |
8º mês | Mantem-se de pé com apoio, repete atos que lhe interessam, gosta de ouvir a própria voz e vocaliza silabas (Dadá… Mamá… Papá…), brinca de esconder, pega objetos com o polegar e o indicador, come o que lhe é oferecido e bebe em copos. |
9º mês | Locomove-se com rapidez engatinhando, tentativas de andar sozinho e cair, anda com auxilio, come utilizando colher, aprende gracinhas |
10º mês | Fala as primeiras palavras (o primeiro “Não”), sua expressão fisionômica revela diferentes emoções (feliz, triste, zangado), engatinha com o bumbum para o alto e começa a levantar-se sozinho, anda lateralmente segurando-se nos móveis, obedece à palavras de ordem. |
11º mês | Anda alguns passos quando levado pela mão, come sozinho. |
12º mês | Primeiras palavras, entende frases curtas, anda sozinho. |
Fique atento a estes sinais, pois a detecção precoce de atrasos no desenvolvimento do bebê pode causar grande impacto futuramente na saúde da criança. Desconfiando de qualquer atraso ou problema no desenvolvimento do seu filho, procure orientação médica ou o serviço de saúde da APAE DE SUA CIDADE para que a criança seja avaliado.
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE
Avenida Prefeito Silvestre Nunes, 75 – CANELINHA/SC
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Fone/Fax (0xx48) 3264-0962